quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sugestões de Atividades

Mapeando o EU e observando Nossas Diferenças
Eixos trabalhados:
• Identidade e autonomia.
• Natureza e sociedade.
• Matemática

Conversação:
Diga às crianças que todos somos diferentes uns dos outros, a crianças altas e baixas, que tem os olhos azuis, castanhos, verdes..., que a crianças com o cabelo curto ou comprido, a crianças brancas e negras, crianças que caminham sozinha e acrianças que precisam de ajuda para caminhar, entre outras diferenças.
Diga também que apesar dessas diferenças nos também somos iguais em muitos aspectos, diga às crianças que todas elas têm coisas em comum como: todos possuem dois olhos, um nariz, todos possuem dois pulmões que nos ajudam a respirar, todos possuem um coração que sempre esta batendo, e que nos mantém vivos, entre outras semelhanças que os alunos da sua turma possam ter.

Explicação:
Explique as crianças que para melhor visualizarmos essas diferenças e semelhanças iremos realizar um mapa do nosso corpo.

Materiais:
• Papel pardo, canetinha, giz de cera, lápis de cor, tesoura, durex.

Desenvolvimento:

• Coloque as crianças uma a uma deitada no papel pardo e realize o contorno do corpo da criança.
• Peça às crianças que decorem e enfeite os seus “EUs” de acordo como eles são.
• Recorte e cole na parede de sala de aula.
• A colagem pode ser aleatória o realizando uma sequência por tamanhos.

Após os mapas prontos e colados, podemos explorar com as crianças:
• Quais as semelhanças de cada um?
• Quais as diferenças?
• Que partes do corpo aparecem nos mapas?
• Quais partes do corpo não aparecem no mapa?
• Qual o maior aluno da sala?
• Qual o menor aluno da sala?
• Quantas crianças têm na sala de aula? Quantos mapas nós temos na sala de aula?
• Quantas crianças não vieram na aula e, portanto não tem o seu mapa?

OBS: A professora pode trazer pronto para a sala de aula um mapa de si mesma, para servir de exemplo para as crianças e auxiliar na brincadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário