terça-feira, 14 de junho de 2011

Dica de leitura

Educação Infantil – Prioridade Imprescindível (Celso Antunes)


O livro Educação Infantil – Prioridade Imprescindível é uma obra que trata de como desenvolver uma Educação Infantil de qualidade. Fundamenta-se em três idéias que são: esclarecer as novas descobertas sobre a Educação Infantil, enfatizar a importância do ambiente e da estimulação no desenvolvimento infantil, e revelar aos pais e educadores que o bom-agir educativo excede o sincero desejo de amor pela criança.
Segundo o autor Celso Antunes é essencial que as instituições de Educação Infantil, através de seus professores e juntamente com os pais proporcionem às crianças ambientes estimulantes, desafiadores. Também é essencial propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis, desenvolvendo assim, um papel socializador.
Pesquisas sobre a mente humana revelam que é na Educação Infantil, ou seja, na faixa etária de zero a seis anos de idade, que as crianças estruturam sua personalidade. Então a maneira como a criança se desenvolverá futuramente tanto cognitivamente, socialmente, como afetivamente tem haver com a educação transmitida na fase da Educação Infantil.
É na Educação Infantil que o pensamento criativo, a sociabilidade e a arte de fazer, manter e administrar amizades, a consciência essencial do ser e das coisas, as bases do pensamento lógico, a abertura infinita das inteligências, plenitude das capacidades cognitivas, emocionais e motoras, o sentido da independência, o verdadeiro espírito de iniciativa, a sensibilidade para identificar, analisar e resolver problemas, a criação da hipótese, a segurança na expressão de sentimentos e opiniões, o controle do corpo e a imagem positiva de si mesmo que fundamenta a auto-estima são construídas, por isso essa fase é tão relevante na vida das pessoas.
Como diz o autor “A Educação Infantil é tudo” e para que esse tudo se transforme em realidade são necessários pais, professores e instituições bem preparadas, ou seja, pais e professores afetivos e motivadores, preocupados com o desenvolvimento da criança, e instituições estimulantes com recursos diversos, bom planejamento e objetivos pedagógicos, e ambientes que proporcionem segurança às crianças.
Essa obra de Celso Antunes é fascinante e muito importante. É uma leitura de fácil assimilação e voltada para professores, pais que buscam conhecer diferentes idéias relevantes para desenvolver um ensino significativo e prazeroso para as crianças da Educação Infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário