segunda-feira, 13 de junho de 2011

A alfabetização na Educação Infantil

Em uma escola de Educação Infantil, muitas coisas são desenvolvidas nas crianças, cito algumas:
- coordenação motora fina e ampla;
- lateralidade;
- esquema corporal;
- socialização e interação com diferentes indivíduos;
- psicomotricidade;
- raciocínio lógico-matemático;
- percepção;
- oralidade;
- noções de espaço, tamanho e tempo.
Várias aprendizagens são propiciadas nesse espaço educativo. Trata-se de um local onde o lúdico é bastante explorado. Os professores quase sempre são guiados pelos princípios de educar e cuidar. Sabem que têm responsabilidade de ensinar as crianças, mas às vezes surgem dúvidas sobre o quê é apropriado ensinar para a faixa etária atendida e o que não é. Algo que nem sempre está claro é se devem ou não alfabetizar na Educação Infantil.
O que se pode observar é que nessa primeira etapa da educação básica, um espaço muito rico é proporcionado. O ambiente com cartazes de letras, os bilhetes enviados aos pais, os nomes das crianças em seus pertences, entre outras coisas, fazem com que os alunos percebam a importância da escrita. Em determinados momentos, eles apresentam grande interesse em ler e escrever algo, mesmo sem dominar o código. O professor precisa estimular essa vontade, porém às vezes não sabe se deve ou não.
O processo de alfabetização inicia-se bem antes da criança escrever letras ou identificá-las. Conforme Stemmer (2010, p. 135), “o desenvolvimento da escrita se dá [...] através do deslocamento do desenho de coisas para o desenho das palavras”. Sendo assim, a escrita acaba sendo muito estimulada nas escolas de Educação Infantil, pois várias atividades desenvolvidas levam, de certa forma, ao aprimoramento dessa linguagem. Acontece que em situações onde esse tipo específico de aprendizagem está mais notório, a maioria dos professores acaba sem saber como agir.
Com base nessa discussão, pode-se perceber que esse assunto causa muitas dúvidas. Sabemos que é impossível privar as crianças da alfabetização, mas não se pode impor o domínio da escrita na Educação Infantil.

Referência bibliográfica
STEMMER, Márcia Regina Goulart S. A Educação Infantil e a alfabetização. IN: ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia Márcia. (Org.). Quem tem medo de ensinar na Educação Infantil? Alínea, 2ª edição. p. 125-145.

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